O Campo Harmônico na Guitarra é uma teoria aplicada como uma ferramenta muito útil que nem todos os guitarristas conhecem.
Ele é a base de muitas composições e improvisações, ajudando músicos a entender como acordes e escalas se relacionam dentro de uma tonalidade. Então se você quer aprofundar seus conhecimentos musicais, o campo harmônico na guitarra é uma das áreas fundamentais para explorar.
Neste artigo, vamos descomplicar o conceito de campo harmônico e mostrar como aplicá-lo na guitarra, tornando sua jornada musical mais rica e completa.
O Que é um Campo Harmônico?
O campo harmônico é um conjunto de acordes formados a partir de uma escala específica. Para cada escala, existe um campo harmônico correspondente que organiza os acordes em uma ordem específica. Essa organização é essencial para a criação de músicas, pois define quais acordes soam bem juntos dentro de uma tonalidade.
Como é formado?
Para formar um campo harmônico na guitarra ou em outro instrumento, começamos com uma escala qualquer, como a escala diatônica maior ou menor. A partir de cada nota dessa escala, construímos acordes tríades ou tétrades, resultando em uma sequência de acordes que pertencem à mesma tonalidade. Por exemplo, no campo harmônico de Dó maior (C maior), os acordes são: C, Dm, Em, F, G, Am, Bdim.
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Campo Harmônico Maior e Menor
Os campos harmônicos podem ser maiores ou menores, dependendo da escala de origem. A principal diferença está na qualidade dos acordes e na sensação tonal que eles proporcionam.
Campo Harmônico Maior
No campo harmônico maior, os acordes são formados a partir da escala diatônica maior. Um exemplo é o campo harmônico de C maior (C, Dm, Em, F, G, Am, Bdim). O campo maior possui uma sonoridade mais alegre e aberta. O campo harmônico de C maior geralmente é o mais usado para exemplificar pois o fato de não possuir acidentes (sustenidos e bemóis) deixa o entendimento mais simples, porém podemos construir um campo harmônico maior em cima de qualquer escala, conforme vemos na tabela a seguir:
Tom | I | ii | iii | IV | V | vi | vii° |
---|---|---|---|---|---|---|---|
C | C | Dm | Em | F | G | Am | Bdim |
C# / Db | Db | Ebm | Fm | Gb | Ab | Bbm | Cdim |
D | D | Em | F#m | G | A | Bm | C#dim |
D# / Eb | Eb | Fm | Gm | Ab | Bb | Cm | Ddim |
E | E | F#m | G#m | A | B | C#m | D#dim |
F | F | Gm | Am | Bb | C | Dm | Edim |
F# / Gb | Gb | Abm | Bbm | B | Db | Ebm | Fdim |
G | G | Am | Bm | C | D | Em | F#dim |
G# / Ab | Ab | Bbm | Cm | Db | Eb | Fm | Gdim |
A | A | Bm | C#m | D | E | F#m | G#dim |
A# / Bb | Bb | Cm | Dm | Eb | F | Gm | Adim |
B | B | C#m | D#m | E | F# | G#m | A#dim |
Campo Harmônico Menor
Já no campo harmônico menor, utilizamos a escala menor. Um exemplo é o campo harmônico de A menor (Am, Bdim, C, Dm, Em, F, G). O campo têm uma qualidade mais sombria e melancólica, com uma sensação de introspecção.
Tom | i | ii° | III | iv | v | VI | VII |
---|---|---|---|---|---|---|---|
A menor | Am | Bdim | C | Dm | Em | F | G |
A# / Bb min | Bbm | Cdim | Db | Ebm | Fm | Gb | Ab |
B menor | Bm | C#dim | D | Em | F#m | G | A |
C menor | Cm | Ddim | Eb | Fm | Gm | Ab | Bb |
C# / Db min | C#m | D#dim | E | F#m | G#m | A | B |
D menor | Dm | Edim | F | Gm | Am | Bb | C |
D# / Eb min | Ebm | Fdim | Gb | Abm | Bbm | B | Db |
E menor | Em | F#dim | G | Am | Bm | C | D |
F menor | Fm | Gdim | Ab | Bbm | Cm | Db | Eb |
F# / Gb min | F#m | G#dim | A | Bm | C#m | D | E |
G menor | Gm | Adim | Bb | Cm | Dm | Eb | F |
G# / Ab min | Abm | Bbdim | B | Dbm | Ebm | E | Gb |
Aplicações do Campo Harmônico na Guitarra
Criação de Progressões
Uma das grandes vantagens de entender o campo harmônico é a habilidade de criar progressões de acordes que soam bem juntas. Ao conhecer o campo harmônico, você automaticamente sabe quais acordes estão nele, e então pode criar sequências de acordes coesas e agradáveis ao ouvido.
Exercícios Práticos
- Progressão I-IV-V: Toque os acordes C, F e G no campo harmônico de C maior. Explore diferentes ritmos e padrões de strumming.
- Progressão ii-V-I: Pratique a progressão Dm-G-C, uma das mais utilizadas no jazz e na música popular.
Improvisação
Use as notas dos acordes e escalas correspondentes ao campo harmônico para improvisar solos. Isso ajuda a manter a coesão melódica e a evitar notas que soem fora de contexto.
Como funciona isso? Ao estudar uma progressão de acordes (ou “harmonia” da música, como geralmente é usado entre os músicos), você pode descobrir imediatamente a escala fundamental sobre a qual aquele Campo Harmônico foi construído.
Por exemplo, imagine que a base apresenta uma progressão de F#m, Bm e C#m. Ao analisar a tabela de campos harmônicos maiores, descobrimos que essa progressão está no campo de A maior, ou seja, a escala diatônica de A maior foi a escala sobre a qual esses acordes foram construídos, e todas as notas desses acordes estão dentro dessa escala. Tocar essa escala sobre essa progressão irá soar bem.
Exercício Prático:
- Toque a progressão de acordes F#m, Bm e C#m em um ritmo que seja familiar para você.
- Tente improvisar sobre essa progressão utilizando a escala de A maior, use algumas frases e licks que caibam nessa escala e tente encaixar sobre os acordes usados.
Campo Harmônico e Modos Gregos
Os modos gregos são variações das escalas maiores e menores, e cada um deles corresponde a um acorde diferente no campo harmônico na guitarra. Eles oferecem diferentes atmosferas musicais e são úteis para criar variações melódicas.
Modos no Campo Harmônico Maior
- Jônio (I): Escala maior padrão.
- Dórico (ii): Escala menor com sexta maior.
- Frígio (iii): Escala menor com segunda menor.
- Lídio (IV): Escala maior com quarta aumentada.
- Mixolídio (V): Escala maior com sétima menor.
- Eólio (vi): Escala menor natural.
- Lócrio (vii): Escala menor com quinta diminuta.
Aplicações Práticas
Os modos gregos aplicados à guitarra nos fornecem digitações de escalas que nos permitem percorrer o braço inteiro do instrumento sobre uma mesma tonalidade. É importante memorizar os modos gregos no braço. Uma vez que isso esteja pronto, você pode partir do modo Jônio (Escala maior padrão, sobre a qual os acordes da base foram construídos) e usar os outros modos para mudar de posição no braço da guitarra durante uma mesma improvisação.
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Conclusão: Campo Harmônico na Guitarra
Entender e aplicar o conceito de campo harmônico na guitarra é essencial para qualquer guitarrista que deseja aprimorar suas habilidades musicais. Com a prática dos exercícios e a exploração dos modos gregos, você estará mais bem equipado para criar música de forma consciente e coesa. Não importa o estilo musical que você prefira, o campo harmônico é uma ferramenta poderosa para levar sua música ao próximo nível.